Atletas do rugby de São José estreiam em busca de medalha nas Olimpíadas de Paris

Mariana Nicolau e Milena Mariano surgiram na base do São José Rugby até chegarem à seleção brasileira e à disputa das Olimpíadas.

A seleção brasileira de rugby feminino estreia neste domingo (28) nas Olimpíadas de Paris, a partir das 11h, pelo Grupo C, enfrentando a seleção anfitriã: a França. Entre as 12 jogadoras que representarão o Brasil, duas representam o Vale do Paraíba.

Mariana Nicolau e Milena Mariano representam, além do país, a cidade de São José dos Campos (SP) e vivem a expectativa de trazer uma medalha para a região.

  • Aos 27 anos, Mariana Nicolau disputa pela segunda vez uma Olimpíada. A primeira participação foi na edição de 2020, em Tóquio. Na ocasião, o Brasil ficou em 11º lugar.

A trajetória da pilar começou através do projeto ‘Rugby Social’, em São José dos Campos. A jogadora foi evoluindo e subindo nas categorias de base até chegar no time principal do São José e na Seleção Brasileira.

Debutante em Olimpíadas, Milena Mariano, de 24 anos, iniciou sua trajetória no rugby em 2015. Um ano depois, estreou no São José Rugby.

Pela seleção brasileira, fez sua estreia dois anos depois, em 2017, quando tinha 17 anos.

Apesar de estar desde o último ciclo olímpico na seleção brasileira, a atleta ficou de fora das Olimpíadas de Tóquio, em 2020, devido a uma lesão.

Além das duas representantes de São José, o time de rugby feminino ainda conta com a capitã Luiza Campos, Gisele Gomes, Thalia Costa, Thalita Costa, Yasmim Soares, Marina Fioravanti, Gabriela Lima, Raquel Kochhann, Bianca Silva e Marcelle Souza.

Elas foram convocadas no início deste mês pelo treinador Will Broderick.

Além da estreia contra a França, às 11h, a seleção deve jogar ainda durante a tarde deste domingo (28), contra a seleção dos Estados Unidos.