A Prefeitura de São José dos Campos iniciou uma campanha de conscientização sobre o respeito à faixa de retenção de motos nas diversas avenidas da cidade.
Nas ruas os agentes de mobilidade abordam os motoristas e orientam sobre a importância de deixar o corredor entre as faixas de rolamento livres para o acesso dos motociclistas até a faixa de retenção.
Os pedestres também são abordados nessas ações. Para uma travessia segura a todos, esse público não deve usar o espaço da faixa de motos, mesmo que ela esteja vazia.
Nas redes sociais, a mensagem também é reforçada com vídeos sobre o assunto e depoimentos da população. Recentemente, São José dos Campos ampliou as faixas de retenção exclusiva para motos em 28 cruzamentos.
Faixas de retenção
Delimitada por duas linhas de retenção com a pintura de uma moto no solo, a área de cerca de 4 metros é destinada exclusivamente à espera de motocicletas e posicionada junto à aproximação semafórica. A chamada área de espera está no Código de Trânsito Brasileiro.
O objetivo da nova sinalização, que já está sendo utilizada em grandes centros urbanos, é que as motos ocupem o espaço e, na abertura do semáforo, saiam antes dos outros veículos. Isso reduz conflitos e garante mais segurança aos motociclistas e maior agilidade nas saídas após a abertura dos sinais, promovendo fluidez e segurança.
Atualmente, a cidade tem uma frota de mais de 477 mil veículos, e as motocicletas representam 15% desse total.