A Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até quarta-feira (5).
As regiões mais afetadas incluem o Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, a capital e a Região Metropolitana de São Paulo, além da Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.
Devido ao alto volume de chuvas registrado nos últimos dias, a atenção está redobrada para os municípios da faixa leste paulista.
Por conta disso, o gabinete de crise será prorrogado até quarta-feira (5), funcionando presencialmente das 14h às 22h. A intenção é continuar o monitoramento da situação e coordenar ações emergenciais.
O monitoramento segue em tempo real e novas orientações poderão ser divulgadas conforme a evolução do cenário.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), acompanhou na manhã deste domingo (2) a ação do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil de São Paulo, que atende famílias atingidas pelas fortes chuvas do fim de semana.
Ele anunciou que o governo já enviou, através da Defesa Civil e do Fundo Social, 8.853 itens de ajuda humanitária, como cestas básicas, colchões, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, roupas, brinquedos, calçados e água para diversas cidades afetadas pelas chuvas. As entregas começaram no sábado, logo após as primeiras ocorrências.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alertas do cellbroadcast para seis regiões do estado desde a noite de sexta-feira (31) e agora monitora alagamentos e pontos críticos. Receberam alertas as cidades de São Paulo, o ABC paulista, Franco da Rocha, Guarujá, ABC e Santos.
Seis cidades do Vale estão em alerta para o risco de inundação e deslizamento de terra, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). As cidades são: Aparecida, Campos do Jordão, Ilhabela, São Luiz do Paraitinga, São José dos Campos e São Sebastião.