Doações do Imposto Solidário mudam vidas e realizam sonhos

Ainda dá tempo de transformar seu Imposto de Renda em esperança e qualidade de vida, ajudando crianças, adolescentes e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social.

Participe da corrente do bem da campanha do Imposto de Renda Solidário doando parte do imposto devido para o Fumdicad (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e para o Fumid (Fundo Municipal do Idoso), sem custos adicionais.

A mobilização entrou na sua reta final, ganhou as ruas e prossegue até esta sexta-feira (29), quando termina o prazo para as declarações dos munícipes (pessoas físicas). Já as empresas (pessoas jurídicas) podem doar para os dois fundos o ano todo.

As ações visam ampliar a conscientização dos contribuintes para que, com o engajamento de todos, haja aumento nas doações que beneficiam projetos voltados aos idosos, crianças e adolescentes em toda a cidade.

Corrente do bem

A campanha é realizada pela Prefeitura em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a Receita Federal, a Diocese de São José dos Campos, o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) e a Assecon (Associação das Empresas Contábeis).

Foi criado um hotsite exclusivo, onde os interessados encontram informações detalhadas sobre como participar.

Nas ações nas ruas, que prosseguem até esta sexta-feira (29), estão sendo entregues à população materiais informativos conscientizando sobre a importância de doar para os dois fundos

Sonhos realizados

Mais de 70 projetos já foram financiados com recursos dos dois fundos, beneficiando mais de 20 mil crianças, adolescentes e idosos.

Entre as ações propiciadas pelo Fumdicad estão orquestra, oficina de karatê, padaria artesanal e aulas de informática para crianças e adolescentes. Já as doações para o Fumid viabilizaram obras, reformas, melhorias e aquisições de equipamentos para instituições que atendem idosos.

Conheça algumas destas iniciativas, inspire-se e também ajude a transformar sonhos em realidade.

Orquestra Órion

Financiada pelo Fumdicad, a Orquestra Órion, do Instituto Alpha Lumen, já beneficiou pelo menos 600 crianças e adolescentes desde 2017. Atualmente, são 30 integrantes com seus violoncelos, violinos, violas eruditas e contrabaixos. Eclético, o grupo tem até banda com guitarras, baixos elétricos e vocais (cantores e cantoras).

É um projeto que alia excelência musical e impacto social. A iniciativa oferece formação gratuita para crianças, adolescentes e jovens, especialmente de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade, promovendo desenvolvimento artístico, disciplina e habilidades socioemocionais.

Reúne talentos formados ao longo de anos de atuação do Instituto Alpha Lumen e do Projeto Multiarte, consolidando-se como um verdadeiro celeiro de jovens músicos.

Os integrantes participam de aulas práticas e teóricas, recebem instrumentos e têm acesso a oportunidades únicas de formação e apresentações em importantes palcos, como a Sala São Paulo e o Centro Cultural Fiesp.