Em 2024, o faturamento aumentou 104% em relação ao ano anterior. Clientes saltaram para 11.700% desde 2021
O ecossistema de startups no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com a Deloitte, 41,9% foram fundadas em 2020, indicando uma recuperação notável no setor pós-pandemia. Em termos de distribuição geográfica, o estado de São Paulo destaca-se como o principal polo de inovação, concentrando 40,7% das startups do país.
Especificamente, em São José dos Campos há uma grande concentração de empresas deste perfil. O Parque Tecnológico da cidade, por exemplo, registrou um aumento próximo a 21,77% de startups instaladas em 2020, mesmo durante a pandemia. O que gera 1.700 empregos diretos, com 70% das vagas ocupadas por profissionais de nível superior.
Projetos e iniciativas desses empreendedores ampliam as oportunidades de emprego e renda, além de aquecer a atividade econômica na região e esse é o caso da TMB. Desde sua fundação, em janeiro de 2021, a fintech especializada em pagamentos via boleto parcelado, transformou-se em uma referência no mercado de crédito para o setor de infoprodutos.
Com apenas cinco funcionários no início de suas atividades, logo no primeiro ano a empresa dobrou de tamanho e, agora, conta com uma equipe de 157 pessoas e um crescimento de 11.700% em sua base de clientes ativos. São infoprodutores que fazem ao menos uma venda a cada três meses.
Segundo Reinaldo Boesso, CEO da TMB, a ideia de criar a empresa surgiu ao perceber que o limite do cartão de crédito do brasileiro era de apenas R$1.401, enquanto o ticket médio dos infoprodutos girava em torno de R$1.997. “Notamos que a maior parte da população estava sem acesso a conteúdo de qualidade disponível na internet, em razão da falta de alternativas de pagamento, e decidimos mudar esse cenário ao oferecer a possibilidade do boleto parcelado”, afirma.
Inicialmente focada em crédito tradicional, a TMB reinventou seu modelo em 2023, adotando um sistema que aumentou em 355% a aprovação de crédito para alunos. “Ao validar fraudes, garantir contratos sólidos e usar análises inteligentes de score, conseguimos aprovar o crédito de forma mais flexível que a maioria das empresas e dobrar o faturamento dos infoprodutores”, acrescenta Reinaldo.
Mercado digital em alta e impacto da IA no call center
O mercado digital brasileiro é promissor, com 88% da população acima de 10 anos conectada, segundo a Pnad TIC 2023. Esse cenário amplia as oportunidades para a marca, que também tem investido fortemente em inteligência artificial (IA) para aumentar a eficiência de suas operações.
Com a IA, a empresa melhorou em 35% a efetividade das cobranças. A tecnologia analisa ligações do call center, identifica pontos fracos na comunicação e sugere ajustes em tempo real. “Hoje, a inteligência artificial além de ajudar a recuperar pagamentos qualifica nosso time, avaliando scripts e treinando automaticamente quem tem desempenho abaixo da média”, destaca Reinaldo.
Com mais de 70 colaboradores no call center operando em dois turnos, a empresa consegue recuperar dívidas de forma mais eficiente, graças à personalização e análise contínua. “Temos um time focado em cobrar o tempo todo. Um cliente inadimplente recebe nossas ligações algumas vezes por dia todos os dias; e esse sistema complementa o trabalho de equipes multicanais, que atendem via WhatsApp e e-mail”, conta o executivo.
Planos de expansão para 2025
O crescimento da TMB também se reflete em números. Em 2024, o faturamento aumentou 104% em relação ao ano anterior, e a meta para 2025 é crescer mais 65%, expandindo o portfólio de produtos financeiros. Entre as novidades estão o lançamento de um cartão de crédito para infoprodutores e um crédito com carência de 40 dias, sem custo adicional.
Além disso, a fintech planeja contratar mais 40 profissionais para posições estratégicas com o intuito de atuarem nas áreas como análise de crédito, antifraude e cartões. “O nosso objetivo é se tornar um banco completo, focado em oferecer tranquilidade e soluções financeiras para que os infoprodutores possam escalar seus negócios com segurança”, conclui Reinaldo Boesso.
Sobre a TMB
Trata-se de uma fintech que atua com inteligência de crédito e que tem como propósito resolver uma grande lacuna da sociedade. As soluções permitem que todos aqueles leads que sonham em comprar um infoproduto digital possam, enfim, realizar esse desejo, o que permite dobrar o faturamento com vendas que não aconteceriam.
No total, a empresa disponibiliza desenhar o melhor modelo de crédito, onde o cliente pode escolher aquela que mais faz sentido para o seu negócio. Além do apoio financeiro, a TMB realiza recuperação de vendas de uma forma totalmente inovadora. Para mais informações, acesse o site ou pelo @tmb.temmaisnoboleto.
Sobre Reinaldo Boesso
É CEO da TMB, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.