HITT recebe 3ª edição do School Tech em Taubaté com foco em inovação e conexão de saberes

Evento é gratuito reúne instituições de ensino, empresas e ONGs para promover troca de conhecimentos e projetos inovadores nesta quinta-feira, 07 de novembro.

Nesta quinta-feira, 07 de novembro, das 13h30 às 20h, o HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté) será palco do 3º School Tech – Conexões de Saberes, reunindo instituições de ensino, organizações não governamentais e empresas do segmento de educação técnica.

O evento tem como objetivo promover a conexão entre as escolas técnicas de Taubaté e região, estimulando a troca de conhecimentos e criando oportunidades para a comunidade e empresas se aproximarem dos espaços geradores de conhecimento. Além disso, será uma oportunidade para apresentar projetos inovadores desenvolvidos por alunos e professores das instituições participantes.

Gratuito e aberto ao público, o School Tech convida todos que desejam conhecer os trabalhos das escolas técnicas e entidades participantes. As inscrições podem ser feitas pelo link clique aqui. 

Participarão da edição deste ano diversas instituições, como SESI Taubaté e Pindamonhangaba, SENAI, SENAC, ETEC, Colégio Tableau, EMCA (Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas) e Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo. Outras presenças incluem Scieduc, Mynds Tech School, Super Geeks São José dos Campos, ONG GAMT de Caçapava, entre outras.

Devido ao sucesso das edições anteriores, a expectativa para 2024 é de um público ainda maior, com mais de 400 visitantes. Desde sua primeira edição, o School Tech tem se destacado como um espaço de integração entre escolas, estudantes e a comunidade, facilitando o acesso ao HITT e promovendo a colaboração para o desenvolvimento de projetos inovadores.


“Somos um ambiente onde a criatividade e a inovação sempre têm vez, pois acreditamos no potencial de cada indivíduo que deseja promover transformação através do conhecimento. Seja na geração de produtos ou em ações que geram mudanças sociais, o hub favorece a partilha de saberes”, destacou Altair Emboava, gestor do HITT.


A programação do evento inclui exposição de projetos das escolas, oficinas interativas e uma roda de conversa com jovens profissionais que atuam no mercado de trabalho, discutindo perspectivas e iniciativas no campo da inovação e do empreendedorismo.

Um dos momentos mais aguardados do dia será a apresentação de pitches dos alunos, que irão expor seus projetos a uma banca avaliadora composta por convidados do mercado empreendedor. As apresentações terão início às 15h10 e serão abertas ao público.

Altair Emboava ressaltou a importância do evento como vitrine do potencial dos alunos, destacando como a estrutura e o suporte das instituições contribuem para o desenvolvimento da região.

“Quando existe um espaço para expor as produções dos estudantes, que têm o potencial de contribuir para a sociedade, e quando esse ambiente favorece a troca de conhecimentos, todos só temos a ganhar”, afirmou.

Ele também destacou que as escolas técnicas são fundamentais na formação de profissionais qualificados e futuros empreendedores, que podem ser estimulados a contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade e do Vale do Paraíba.