PREFEITURA REALIZA CATA-TRECO E INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE

A Prefeitura de Taubaté desenvolveu ao longo desta semana a operação cata-treco, entre outras ações de combate ao mosquito da dengue.

A operação cata-treco foi realizada pelo CAS (Controle de Animais Sinatrópicos) na Chácara Silvestre. Até o período da manhã de quinta-feira, 13, 2.190 kg de materiais inservíveis foram recolhidos.

A ação faz parte da Semana de Mobilização contra as Arboviroses, promovida pelo Governo Estadual, que contou ainda com os trabalhos de orientação e vistoria dos agentes do CAS a fim de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O bairro fica na área que registrou o 2º maior índice da ADL (Avaliação da Densidade Larvária), divulgada no início do mês, juntamente com outros 12 bairros, entre eles Alto Cristo, Alto de São Pedro e Parque Três Marias. A região registrou 1,11 IB (Índice de Breteau), ficando atrás apenas da área 7, formada por 22 bairros, onde foi encontrado o maior número de larvas do mosquito da dengue, 1,13 IB.

As atividades de combate a dengue contaram ainda com ações de conscientização nas unidades da Atenção Básica da Saúde. Nos PAMOs foram desenvolvidas palestras nas salas de espera e nas ESFs, além das palestras, foram realizadas visitas domiciliares de mobilização contra as arboviroses.

CATA-TRECO

Além de ações pontuais, como essa desenvolvida na Chácara Silvestre, o cata-treco continua sendo realizado por meio de agendamento em todo o município. A iniciativa tem como objetivo recolher materiais inservíveis na residência do solicitante e assim eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue ou a proliferação de vetores.

São recolhidos materiais como móveis, eletrodomésticos, pneus, entre outros, que devem ser colocados na calçada. É importante destacar que entulho de construção e podas de árvore não são recolhidos pelo cata-treco. Para agendar é necessário entrar em contato por meio do telefone 3635-4091.

ADL OUTUBRO

O resultado dos dados da ADL coletados no mês de outubro foi de 0,2 IB, menor que o registrado em maio deste ano, que alcançou 1,2 IB, e menor que o mesmo período dos anos anteriores.

Os recipientes onde mais foram encontradas larvas do mosquito da dengue foram ralos externos, vasos de plantas na água, prato/pingadeiras, baldes/regadores, além de outros locais.

As larvas encontradas foram coletadas e analisadas em laboratório. Os dados foram lançados no sistema, gerando o índice de Breteau, que é definido pela quantidade de larvas de Aedes aegypti encontradas em recipientes com água parada e pela quantidade total de imóveis vistoriados. Ao todo 6.133 imóveis foram vistoriados em 10 áreas do município.