Jacareí amplia vacina Pneumo 20 para idosos acima de 85 anos a partir de segunda-feira (28)

  • A partir de segunda-feira (28), a rede municipal do SUS em Jacareí passa a disponibilizar a vacina Pneumo 20 também para idosos de 85 anos ou mais, ampliando a proteção contra doenças como pneumonia, meningite e otite. Anteriormente, o imunizante estava disponível somente para crianças menores de cinco anos.

Os moradores podem se vacinar nas 19 Unidades de Saúde da Família (UMSFs), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já as unidades dos bairros Cidade Salvador, Jardim das Indústrias, Parque Santo Antônio e Santa Cruz dos Lázaros funcionam em horário estendido, com entrega de senhas até as 18h.

Para receber a vacina, é necessário um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.

Crianças

Com a incorporação da Pneumo 20 para as crianças, o Ministério da Saúde iniciou uma transição gradual para substituir as vacinas atualmente ofertadas (Pneumo 10, Pneumo 13 e Pneumocócica Polissacarídica 23). Durante esse período, o esquema básico ficará da seguinte forma:

  • 2 meses: uma dose da Pneumo 20;
  • 4 meses: uma dose da Pneumo 10;
  • 12 meses: dose de reforço com a Pneumo 20 (com intervalo mínimo de 60 dias após a segunda dose).

As crianças que já receberam as duas doses e o reforço com a Pneumo 10 têm o esquema vacinal considerado completo e não precisam receber uma dose adicional da Pneumo 20.