O Centro Cultural de Taubaté está recebendo a exposição “79ª Primavera” de Gentil de Machado. Neste dia 22 de março, o artista completa 79 anos.
Por meio de 22 telas com pinturas figurativas no estilo naif, Gentil demonstra dominar a arte e suas técnicas, que foi aprimorando ao longo da vida. Suas obras possuem uma linguagem pessoal e primitivista com sensibilidade nas cores e formas.
De acordo com Gentil de Machado, a mostra é a superação das suas dores vividas transformadas em obras, mostrando que produzir arte não tem idade.
O Centro Cultural está localizado na praça Coronel Vitoriano, 01, no centro de Taubaté. A visitação pode ser feita até 2 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
O ARTISTA
Nascido em 22 de março de 1945, na cidade de Poá (SP), Gentil mudou-se para o Vale do Paraíba ainda criança. Ele é pai de três filhos: Valéria, Júnior e Paulinho.
Em 2015, o artista realizou uma cirurgia de risco para retirada de um tumor na coluna e precisou de um longo período de reabilitação. Durante as fisioterapias conheceu o artista Escudeiro e acabou tomando gosto pela arte, desde então não parou mais. Adepto da pintura a óleo sobre tela, Gentil se arrisca também em outras técnicas.
Hoje, aos 79 anos, recuperado de um câncer, está realizando sua primeira exposição individual com apoio de seu professor e incentivador Kleber Marcelino, do Centro Cultural de Taubaté.