Tableau realiza vacinação contra a gripe no período noturno

A Prefeitura de São José dos Campos e o Colégio Tableau firmaram parceria para reforçar a vacinação no período noturno.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30, na sede da escola técnica (Rua Claudino Pinto, 85-93, Centro).

Estarão disponíveis as vacinas contra gripe, Febre Amarela, Difteria e Tétano (DT – Adulto), Hepatite B e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).

Feiras livres

A imunização contra a gripe nas feiras livres também continua nesta semana. De terça a domingo, sempre das 7h ao meio-dia, a população terá mais opções para se proteger, tornando o cuidado mais acessível na rotina dos joseenses.

Confira a programação:

  • Terça-feira (26): Urbanova (Avenida Plínio Pedrosa Dias)
  • Quarta-feira (27): Jardim São Vicente (Avenida José Pedro, nº 451 ao 480)
  • Quinta-feira (28): Putim (Rua Três Residencial Tom Jobim, Altura nº 1.500 da Av. João Rodolfo Castelli)
  • Sexta-feira (29): Jardim da Granja (Rua Fênix, nº 194 ao 314)
  • Sábado (30): Vila Industrial (Rua Ademar Figueiredo Lira, nº 146 ao 356)
  • Domingo (31): Parque Novo Horizonte (Praça 1º de maio – Rua dos Lavradores, nº 211 ao 233)

A “barraca da vacina”, como passou a ser chamada carinhosamente pela população, já percorreu todas as regiões da cidade, sem repetir os locais, aplicando 1.529 doses contra a influenza.

Vacina Rápida

Todas as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Resolve e 5 Unidades Avançadas estão abertas de segunda a sexta-feira para imunização, que se encerra uma hora antes do fechamento da unidade. Consulte os endereços, telefones e horários de funcionamento no site da Prefeitura.

Os moradores podem se vacinar em qualquer UBS da cidade, não apenas na unidade de referência. O serviço digital Vacina Rápida, disponível no site e no aplicativo Saúde na Mão, mostra o estoque de doses e o tempo médio de espera em cada unidade para auxiliar na escolha da mais conveniente.

Público-alvo

A campanha segue até o dia 30 de maio. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza.

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11meses e 29 dias).
  • Idosos a partir de 60 anos.
  • Gestantes em qualquer idade gestacional.
  • Puérperas (até 45 dias após o parto).
  • Pessoas em situação de rua.
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
  • Pessoas com deficiência permanente.
  • Trabalhador da saúde: serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
  • Professores e trabalhadores de instituição de ensino básico a superior.
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento.
  • Profissionais das Forças Armadas.
  • Caminhoneiros.
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso.
  • Trabalhadores Portuários.
  • Trabalhadores dos correios.
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Cobertura

Até esta segunda-feira (25), 103.465 pessoas já foram vacinadas contra a gripe no município.

Em 2025, foram aplicadas 223.071 doses no total, número 34,17% maior do que o registrado em 2024 (166.262), com 56.809 a mais.

A cobertura vacinal no ano passado foi de 53,22%, índice calculado apenas sobre três grupos prioritários: gestantes, crianças e idosos.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra o vírus da influenza, responsável por infecções respiratórias, evitando complicações e o agravamento da doença.

Além da imunização, outros cuidados devem ser reforçados, como:

  • Higienização frequente das mãos e objetos.
  • Manter o ambiente arejado.
  • Beber bastante água e manter-se hidratado.
  • Ter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e legumes.
  • Manter o ambiente domiciliar limpo e livre de poeiras e mofos.